Saiba onde encontrar os tradicionais doces de Natal!

Nesta quadra, Lisboa envolve-nos num ambiente mágico, não só pelas luzes e decorações, mas também pelos aromas doces que se espalham pelas pastelarias e confeitarias da cidade. No Luzeiros Lisboa, acreditamos que celebrar o Natal passa por descobrir as delícias que fazem parte da memória colectiva dos portugueses, desde os clássicos que evocam as mesas de família até às versões reinventadas que surpreendem os paladares mais exigentes.

Se está a planear a sua estadia connosco, deixamos-lhe algumas sugestões bem doces que não podem faltar no seu roteiro natalício, alguns deles disponíveis no Luzeiros Caffé!

Sonhos de Natal: leveza e doçura

Os Sonhos de Natal são bolinhos fritos, macios por dentro, crocantes por fora, que se servem polvilhados com açúcar e canela ou com uma calda de açúcar aromatizada com pau de canela ou vagem de baunilha. São presença habitual da mesa de Natal em muitos lares portugueses. A massa base pode ser enriquecida com abóbora ou cenoura. Embora a sua origem se relacione com tradições fora de Portugal, aqui tornaram-se símbolo de simplicidade e conforto.

© Pedro Bettencourt / Companhia das Cores

Tronco de Natal: a tradição francesa com alma portuguesa

O Tronco de Natal (ou bûche de Noël), construído em forma de tronco, geralmente com massa leve e cobertura de chocolate, este doce conjuga tradição e simbologia. Hoje, muitos chefs e pastelarias adaptam a receita mantendo o espírito original: é o doce ideal para partilhar numa mesa de Natal, decorado a gosto com elementos que lhe aportam cor, como pequenos cogumelos, que fazem a alegria dos mais novos.

© Pedro Bettencourt / Companhia das Cores

Bolo-Rei: o clássico que nunca pode faltar

Redondo, feito com massa doce, recheado com frutos secos, passas e decorado com coloridas frutas cristalizadas, embora oriundo da pastelaria francesa, tornou-se um símbolo da quadra natalícia em Portugal. Há variantes para todos os gostos, desde o tradicional ao Bolo-Rainha (sem frutas cristalizadas), passando por versões com chocolate ou doce de ovos.

© Pedro Bettencourt / Companhia das Cores

Onde encontrar estes e outros doces de Natal

Confeitaria Nacional

Desde 1829 na Praça da Figueira, a Confeitaria Nacional mantém viva a tradição da doçaria conventual e do Natal, foi aliás um seu pasteleiro de origem francesa, que trouxe a receita do Bolo Rei até Portugal. Aqui encontra todos os clássicos, não podemos deixar de referir a Lampreia de Ovos, um doce que remonta as antigas receitas das ordens religiosas e que é presença habitual nas mesas festivas dos lisboetas. A arquitetura neoclássica da loja, com fachada de azulejos, o seu interior cheia de charme, faz deste um lugar de paragem obrigatória.

Morada: Praça da Figueira 18B, 1100-241 Lisboa
Horário: Todos os dias das 08h às 20h

© Confeitaria Nacional

Pastelaria Benard

Fundada em 1868, a Pastelaria Benard é sinónimo de doçaria tradicional. Nas suas vitrines encontramos todos os clássicos de onde destacamos as fatias douradas, também conhecidas como rabanadas. São doces simples, feitos com pão de cacete, embebido em leite, ovo, que depois de fritas, são polvilhadas de açúcar e canela, ou regadas com calda de açúcar. Reconfortantes e carregadas de memórias, são especialmente apreciadas nas ceias de Natal em muitas casas portuguesas.

Morada: Rua Garrett 104, 1200-205 Lisboa
Horário: Segunda a sábado das 08h às 23h00

© Pastelaria Benard

Pastelaria Versailles

Das mais famosas da capital, a Pastelaria Versailles mantém viva a tradição de confecionar doces de Natal que adoçam a alma. Os seus Sonhos são uma oferta clássica para quem procura reviver sabores de outras épocas: fofos e saboros, perfeitos para quem gosta de um doce de Natal mais leve.

Morada: Avenida da República 15-A, 1050-185 Lisboa
Horário: Todos os dias das 07h15 às 00h

© Pastelaria Versailles

Pastelaria Alcôa

Reconhecida pela confeção artesanal de doces conventuais, a Alcôa traz a Lisboa o seu toque tradicional de Natal. Entre as iguarias destacadas, encontra-se o Tronco de Natal, ideal para quem procura uma sobremesa com charme e muito sabor!

Morada: Rua Garrett 37, Chiado, 1200-203 Lisboa
Horário habitual: Quinta a terça-feira das 10h às 20h

© Pastelaria Alcôa

Desejamos-lhe um Natal doce, cheio de aromas, calor humano e memórias que perduram no tempo! 🎄