Lisboa é uma cidade com muitos séculos de história, repleta de recantos que guardam muitas memórias. Para experienciar verdadeiramente a cidade parta à descoberta, por entre ruas e ruelas, descubra praças, casas museu, cafés icónicos, e aproveite para conhecer estórias que fizeram deles locais de culto para algumas das mais ilustres personalidades da cidade de Lisboa. No Luzeiros Suites, queremos que os nossos hóspedes descubram a verdadeira essência da capital portuguesa que, para além dos pontos turísticos obrigatórios, ao deambular pela cidade sejam impactados por todos os seus encantos.
Se está à procura de experiências únicas durante a sua estadia em Lisboa, conheça estes locais emblemáticos, frequentados por figuras que marcaram a história de Portugal. Desde poetas e escritores, a fadistas e lendas do futebol, estes são alguns dos pontos de paragem obrigatória que lhe vão permitir desfrutar da cidade e conhecer alguns dos locais de que mais gostavam: Fernando Pessoa, Amália Rodrigues, Eça de Queiroz, José Saramago e Eusébio, e viver Lisboa de uma forma única e inspiradora.
Fernando Pessoa (1888–1935)
Considerado um dos maiores poetas portugueses e uma figura central do modernismo literário. Conhecido pelo uso de heterónimos e pela profundidade filosófica da sua obra, Pessoa deixou uma marca na literatura mundial.
A Casa Fernando Pessoa, onde viveu durante os últimos 15 anos da sua vida, foi transformada em museu e preserva o legado literário do autor, incluindo manuscritos, livros e objetos pessoais.

Morada: Rua Coelho da Rocha 18, 1250-088 Lisboa
Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h
O café A Brasileira, no Chiado, outrora ponto de encontro de intelectuais e escritores, celebra o poeta, que tantas tertúlias ali fez, com a sua estátua na esplanada.

No interior, não deixe de apreciar os quadros que revestem as paredes deste emblemático café, transformando-o num verdadeiro museu informal e numa referência da arte portuguesa desde a década de 1920.
Morada: Rua Garrett 120 122, 1200-205 Lisboa
Horário: Todos os dias, das 08h às 00h
Para os mais curiosos, existe ainda um guia turístico da autoria de Fernando Pessoa, intitulado “Lisboa – O Que o Turista Deve Ver”, no qual o escritor apresenta a cidade a partir do seu próprio olhar. A obra encontra-se disponível também em inglês e pode ser adquirida em livrarias.

Amália Rodrigues (1920–1999)

O seu carisma e a sua voz única marcaram o século XX. Ainda hoje considerada a maior fadista portuguesa, difundiu o fado e a cultura portuguesa internacionalmente. O seu talento conquistou admiradores além-fronteiras e tornou-a, a par de Eusébio, conhecida e admirada em todo o mundo.
A Casa-Museu Amália Rodrigues, localizada em Lisboa, é a casa onde Amália viveu por mais de quatro décadas. O espaço preserva objetos pessoais, vestuário de palco e recordações da carreira da artista, permitindo aos visitantes sentir a intimidade e a paixão de Amália pelo fado.

Na loja da Casa-Museu Amália Rodrigues encontra xailes e leques de seda pintados à mão, joias Portugal Jewels inspiradas nas peças que a fadista usava, e uma seleção especial de CDs, livros e postais que celebram a voz e o legado.
Morada: Rua de S. Bento 193, 1250-219 Lisboa
Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h
Após explorar a casa, vale a pena passear pelo jardim, com café e esplanada. Um refúgio tranquilo, onde pode degustar vinhos e petiscos tipicamente portugueses, como queijos ou pastéis de bacalhau, e conviver com o Chico, o último papagaio de Amália, que cumprimenta os visitantes com o seu divertido “BOM DIA”.

Entre março e outubro, todas as terças, quintas e sábados ao final da tarde, o espaço acolhe sessões de Fado ao vivo, o que torna a visita ainda mais memorável.
José Saramago (1922–2010)

Vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1998, destacou-se pela sua escrita única. Com uma personalidade controversa, marcada pelo questionamento da sociedade e da condição humana, o escritor criou em 2007 a Fundação José Saramago. Esta fundação tem como missão promover a cultura, defender os direitos humanos e proteger o meio ambiente. Desde 2012, a sede situa-se na histórica Casa dos Bicos, no Campo das Cebolas, onde pode encontrar uma exposição permanente, “A semente e os frutos”, dedicada à vida e obra de Saramago, para além de outras atividades culturais como apresentações de livros e representações de peças de teatro.

Morada: Rua dos Bacalhoeiros, 10, 1100-135, Lisboa
Horário: Segunda a sábado, das 10h às 18h
Eça de Queiroz (1845–1900)

É um dos maiores escritores do realismo português, conhecido pelos seus romances que retratam, de forma exemplar, a sociedade lisboeta do século XIX.
A Praça do Rossio é um local intimamente ligado à vida e obra de Eça. Os pais do escritor moravam no quarto andar do prédio do Café Nicola, e foi junto à janela desse apartamento que Eça escreveu parte de “O Mistério da Estrada de Sintra”. Uma placa na fachada do edifício recorda a passagem do autor pelo local, eternizando a sua ligação com o centro histórico da cidade.


Morada: Praça Dom Pedro IV 24, 1100-200 Lisboa
Eusébio (1942–2014)
Considerado um dos maiores futebolistas de Portugal e do mundo, a par de Cristiano Ronaldo, celebrizou-se como jogador do Sport Lisboa e Benfica, e ainda hoje é recordado pelo seu talento, velocidade e espírito desportivo.
A Adega Tia Matilde, um restaurante clássico de cozinha portuguesa, tornou-se um local emblemático por ser frequentado regularmente por Eusébio. Foi ali que o jogador almoçou pela última vez antes de falecer em 2014, tendo merecido um busto no bar que homenageia a lenda. A sua mesa permanece eternamente reservada para a família, perpetuando a memória do “Pantera Negra” em Lisboa.

Morada: Rua da Beneficência 77, 1600-017 Lisboa
Horário: Segunda a sexta, das 12h às 16h e das 19h30 às 00h; Sábado, das 12h às 16h30
No Estádio da Luz, é possível visitar a estátua de Eusébio da Silva Ferreira junto à entrada principal, inaugurada aquando do seu 50.º aniversário, oferecendo aos fãs a oportunidade de prestar homenagem à lenda do futebol português.

Morada: Av. Eusébio da Silva Ferreira, 1500-313 Lisboa