7 Museus recentes em Lisboa: novas paragens culturais a descobrir

Lisboa é uma cidade repleta de história, cultura e criatividade, com uma oferta museológica muito diversificada, que vai desde a arte clássica à contemporânea, passando pela ciência, pelo design e por experiências imersivas. E o melhor de tudo é que a capital está em constante evolução, com novos museus a abrir portas e outros a reinventarem-se.

No Luzeiros Suites, queremos que os nossos hóspedes desfrutem de Lisboa ao máximo, com as melhores sugestões, sempre atuais e pensadas para tornar a sua estadia ainda mais memorável. Por isso, reunimos alguns dos museus mais recentes em Lisboa que merecem um lugar no seu roteiro.

3D Fun Art Museum Lisboa (reabertura em janeiro de 2026)

© 3D Fun Art Museum Lisboa

O 3D Fun Art Museum Lisboa apresenta uma experiência interativa única, com dezenas de cenários pensados para estimular a imaginação e a criatividade dos visitantes. Entre ilusões de ótica e imagens tridimensionais, este museu convida à interação e à fotografia em ambientes surpreendentes. Neste espaço, pensado para todas as idades, é possível entrar em obras de arte, sobrevoar Lisboa num avião ou até conviver com um dinossauro, tornando a visita divertida e memorável.

Morada: Rua Duque de Palmela, 25

Horário: Segunda a domingo, das 10h às 19h

Consulte os preços e adquira o seu bilhete em: https://3dfunartlisboa.com/lista-de-precos-3d-fun-art-museum/?lang=pt-pt

Museu das Ilusões de Lisboa (março de 2025)

© Museum of Illusions Lisbon

Em pleno Chiado, um dos pontos mais emblemáticos da cidade, nasceu o surpreendente Museu das Ilusões de Lisboa. Este espaço convida os visitantes a entrarem num mundo onde nada é exatamente o que parece. O museu conta com cerca de 20 instalações interativas, incluindo ilusões óticas, salas que desafiam a gravidade e experiências que brincam com a perceção humana.

Morada: Rua Ivens, 62

Horário: Segunda a domingo, das 10h às 20h

Consulte os preços e adquira o seu bilhete em: https://moilisboa.com/comprar-bilhetes/

MACAM – Museu de Arte Contemporânea Armando Martins (março de 2025)

© Museu de Arte Contemporânea Armando Martins

O MACAM afirma-se como um novo e importante polo cultural de Lisboa. Dividido em quatro galerias, este museu acolhe a coleção privada do colecionador Armando Martins, composta por mais de 600 obras. Destas, 215 integram a exposição permanente, com peças nacionais e internacionais de pintura, escultura, fotografia e vídeo, desde os anos 70 até à atualidade.

Morada: Rua da Junqueira, 66

Horário: Quarta a segunda, das 10h às 19h

Consulte os preços e adquira o seu bilhete em: https://www.ticketline.pt/pt/evento/macam-93233

MUDE – Museu do Design (reabertura em julho de 2024)

© Câmara Municipal de Lisboa

Após oito anos encerrado para obras, o MUDE reabriu portas em 2024, na emblemática Rua Augusta. O renovado Museu do Design dispõe agora de cerca de 3.600 metros quadrados de área expositiva, com uma galeria principal dedicada a exposições de longa duração e três galerias secundárias. Tudo isto com uma vista privilegiada sobre a Baixa Pombalina, tornando a visita ainda mais especial para os amantes de design e arquitetura.

Morada: Rua Augusta, 24

Horário: Terça a quinta e domingo, das 10h às 18h/19h; Sexta e sábado, das 10h às 20h/21h

Consulte os preços e adquira o seu bilhete em: https://mude.bol.pt/

Quake – Museu do Terramoto de Lisboa (abril de 2022)

© Ricardo Lopes

O Quake é uma experiência imersiva que permite compreender, de forma envolvente e educativa, um dos momentos mais marcantes da história da cidade: o terramoto de 1 de novembro de 1755. Ao longo de uma visita, os visitantes percorrem dez salas com simuladores, estações interativas e cenários imersivos que recriam Lisboa no pré-terramoto e explicam a ciência dos sismos de forma clara e acessível.

Morada: Rua Cais da Alfândega Velha, 39

Horário: Segunda a domingo, das 10h às 18h

Consulte os preços e adquira o seu bilhete em: https://lisbonquake.com/bilhetes?stage=1

Museu Banksy – Lisbon (junho de 2022)

© Museu Banksy

Situado em Picoas, o Museu Banksy – Lisbon é dedicado a um dos artistas urbanos mais influentes do nosso tempo. O espaço reúne mais de 100 reproduções das obras de Banksy, incluindo graffiti, telas, murais, projeções e instalações de vídeo, quase como uma viagem pelo mundo às ruas onde o artista britânico deixou o seu trabalho. A visita convida à reflexão sobre temas universais como política e sociedade, num percurso impactante e visualmente marcante.

Morada: Rua Viriato, 25B

Horário: Segunda a sexta, das 11h às 20h; sábado e domingo, das 10h às 20h

Consulte os preços e adquira o seu bilhete em: https://museubanksy.bymeoblueticket.pt/Evento?IdEvento=6660

Museu do Tesouro Real (junho de 2022)

© Câmara Municipal de Lisboa

Instalado na ala poente do Palácio Nacional da Ajuda, o Museu do Tesouro Real revela algumas das mais valiosas relíquias da Coroa portuguesa. Apesar do rigoroso e demorado processo de segurança à entrada, a visita compensa pela oportunidade de conhecer uma notável coleção de ourivesaria e joalharia da antiga Casa Real. Com mais de 900 peças, esta exposição permanente com peças, em parte destruídas no terramoto de 1755, organiza-se em 11 núcleos temáticos, que incluem ouro e diamantes do Brasil, moedas e medalhas da Coroa, insígnias régias, ordens honoríficas, ofertas diplomáticas entre outras peças emblemáticas.

Morada: Calçada da Ajuda

Horário: De 1 de outubro a 30 de abril, das 10h às 18h

De 1 de maio a 30 de setembro, das 10h às 19h

Consulte os preços e adquira o seu bilhete em: https://www.tesouroreal.pt/paginas/acf04850-museu-do-tesouro-real